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quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO


RESENHA

LIVRO:   MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
AUTORA: MARIA DA GLORIA GOHN
EDITORA: CORTEZ,
ANO: 1999

Maria da Glória GOHN é doutora em Ciência Política pela USP, pós-doutora e mestre em Sociologia, atua como pesquisadora da UNICAMP e pesquisadora nível I do CNPq, também é autora de vários livros sobre Movimentos Sociais, dentre eles: Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações no Brasil Contemporâneo (2010); Movimentos sociais no início do século XXI. Antigos e novos atores sociais (2003) e História dos movimentos e lutas sociais (2001)

Em seu livro “Movimentos Sociais e Educação” a autora oferece, com riqueza histórica, importantes informações sobre os movimentos sociais que influenciaram a questão educacional. A cada período de crise econômica houve uma reformulação da educação, o que no início do capitalismo levou os pensadores e sociólogos como Durkheim a buscarem respostas para compreender o desenvolvimento social e seus problemas. No decorrer da história, o que era luta por subsistência passou a ser luta por cidadania. Essas lutas levaram governantes e  representantes da sociedade a criar propostas e reformas educacionais.

Segundo GOHN foi a partir de movimentos populares e de outras tendências sociais que transformações ocorreram na luta por melhorias na educação brasileira. Representantes populares também se engajaram na luta por melhorias urbanas através de movimentos populares, movimentos esses que tiveram caráter educativo na medida em que levavam seus participantes ao conhecimento histórico e à conscientização política, permitindo assim clareza no objetivo do movimento, afirma a autora. Entretanto com o envolvimento de grupos intelectuais na acessória dos movimentos populares perdeu-se o caráter educativo que tornava o saber do povo politizado, gerando o aprendizado e a reflexão sobre si e seu papel na sociedade através da prática dos movimentos populares.

GOHN cita autores como Florestan Fernandes, Gilberto Freire, Caio Prado, dentre tantos outros que tratavam da identidade nacional e do desenvolvimento social e educacional através de seus textos, além de autores internacionais como Paul Singer, R. Aron, Satre e muitos outros que contribuíram para a produção das ciências sociais no Brasil durante o período dos programas sobre educação popular na América Latina. “A educação era um instrumento apresentado como uma técnica, mas que na verdade tinha características políticas” (p. 46)  ressalta a autora.

Ao aponta como fruto da ideologia política focada com maior interesse na mudança econômica que em mudanças sociais, a diminuição da educação popular e um aumento na publicação sobre movimentos sociais. E é ao revelar a considerável perda de autonomia desses movimentos, já que a maioria de seus representantes estavam ligados a partidos políticos ou dependentes de apoio religioso, que GOHN identifica a crise nos movimentos populares à partir da década de 1990. E a crítica da autora vai além, pois as ONGs que surgiram para assessorar os movimentos populares reproduzem a linguagem político-partidária, tomando o lugar da função pedagógica que havia no caráter educativo desses movimentos.
           
Ao finalizar GOHN afirma que não é na assistência paternalista da sociedade (referindo-se à política neoliberal dos anos 80)  e sim na mudança no papel omisso das universidades que se encontram as soluções pontuais imediatas para os problemas educacionais brasileiro,  através da pesquisa-investigação, da geração de novos métodos e tecnologias em busca de soluções para esses problemas  . GONH ainda diz que é chegada a hora dos movimentos e da educação popular se reconciliarem, pois “é preciso consciência da sociedade, ainda que a nível de senso comum, para que as normas e leis sejam respeitadas e cumpridas” (p.68). 


 Resenha escrita por Nilc Rodrigues de Assis, Pedagoga em formação.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei : sem imaginar que pudesse existir. 6 ed. (2003). Campinas : Papirus, 2001. 120 p.
GAVALDON, Luiza Laforgia. Desnudando a escola: ensino aprendizagem interação disciplina avaliação e muito mais. São Paulo : Pioneira, 1997. 84 p.
GOHN, Maria da Gloria. Movimentos sociais e educação. 3 ed. São Paulo : Cortez, 1999. 117 p.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: uma introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo : Loyola, 2005. 144 p.


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